quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

RESPONDA SE FOR CAPAZ!

Infelizmente a vida não é mesmo uma nuvem cor-de-rosa.
Nos últimos dias, todos acompanhamos a tragédia no Haiti, é lamentável, triste, nem sei o que dizer, nem o que fazer, me sinto impotente, pequena. Lamento profundamente, e fico feliz quando sei que alguém foi resgatado, sobreviveu. Quem sabe as pessoas olhem mais pra Deus e constatem que nas mãos D’Ele está realmente TUDO quanto vive.
Dai vem as campanhas SOS Haiti, os artistas se unem, fazem campanhas na TV, há uma comoção mundial, todos querendo fazer algo pra ajudar, graças a Deus!
Fiquei observando a quantidade de gente aparecendo nos meios de comunicação para dizer: Eu estou ajudando, eu estou fazendo, eu estou enviando, estou isso, estou aquilo... verdadeiro desfile de vaidades!
Ai eu pergunto: Vamos ajudar? Ok. Mas como se ainda estamos aqui com gente morrendo em condições precárias? Mais gente morta que em guerras, gente morrendo por falta do mínimo!
Então eu quero NOS perguntar: O que estamos fazendo?
Todos os dias fechamos nossos olhos para crianças jogadas nas ruas, abusadas, pedindo nos semáforos, passando fome, sem educação, sem ir a escola, sem amor, sem Deus, sem orientação... famílias desoladas nas enchentes sem ter onde morar, nem o que vestir, pessoas e mais pessoas doentes. Por acaso são “eles” mas poderia ser VOCÊ e EU!
Enquanto isso nossos políticos se resguardam em suas inatingíveis mansões, cheias de conforto e dólares. Dólares quem sabe criteriosamente guardados dentro das cuecas, das meias, sabe Deus mais aonde?
E ainda vão a imprensa rir da nossa cara, fazer a dança da pizza.
Já teve até um sujeito que lançou um filme no cinema, nem preciso dizer que a frase mais constante nas gravações foi: Luz, câmeras, eleição! Ditadura do cala boca disfarçado!
E ai eu te pergunto? O que vamos fazer?
Devo salientar que não sou contra ajudar o Haiti, mas não é estranho limpar a casa do vizinho enquanto a sua está imunda?
Ai eu sou forçada a concordar com a brilhante letra de uma música de Caetano: “O Haiti é aqui” parece até profético ele acertou em cheio! Aviso providencial para o momento
Então a questão é: Até quando vamos ficar reclamando? Até quando seremos omissos, acomodados, egoístas? Quando é que passaremos a valorizar nosso voto e o direito de reclamar nossos direitos? Quando é que o ser humano vai fazer o bem por amor sem a carência de se exibir? Até quando?
Que tal começar pela esquina mais próxima da sua casa, pelo seu vizinho, pelo seu colega, pelo desconhecido que vc pode passar a conheçer, não permita ninguém te fazer de bobo, se vc cumpre seus deveres, lute pelos seus direitos! Abandone o mundo da lua! Corra enquanto é tempo!
Pode ser que eu seja mesmo uma iludida, pode ser que esteja querendo demais, mas ainda não desisti de um Brasil melhor.
O que escrevi é um desabafo, que serve pra mim tb, como a maioria de nós, tb estou mais acomodada do que deveria.
E ai? Quando a revolução ao seu redor vai começar?

2 comentários: